(51) 3517-2003  |    (51) 99600-2233   |      contato@endocrinologistamilene.med.br   |   

  • slider_5

    slider_5

  • r_george_bray

    r_george_bray

  • r_Jose_Scherman_obesidade

    r_Jose_Scherman_obesidade

ARTIGOS

DICA DA SEMANA

  • Você sabia que bebês que mamam exclusivamente até os 6 meses apresentam menor risco de obesidade posteriormente na vida? 
  • Você sabia que ficar parado por longos períodos de tempo no dia pode anular os efeitos positivos de 30 minutos de exercício? A inatividade prolongada está ligada à obesidade e ao diabetes, mesmo em pessoas ativas durante parte do dia.
  • Você tem ideia de quantos litros de água deveria ingerir por dia? A recomendação é ingerir 35 ml de água para cada kg de peso! Além disso, manter-se bem hidratado ajuda na diferenciação de fome e sede.  O motivo para isto é que, no cérebro, a área que percebe o aumento do apetite é a mesma que interpreta o sinal da sede. E, muitas vezes, cria-se uma confusão entre as duas sensações. Dessa forma, é possível que aquilo que alguém ache ser fome seja simplesmente vontade de dar uns goles de água.
  •  Quais as consequências de se retirar os laticínios da dieta? A restrição crônica de cálcio alimentar* leva à mobilização de cálcio do esqueleto. Essa elevada taxa de remodelação causa perda óssea e representa um fator de risco independente para fraturas. *Principais fontes de cálcio: leite de vaca, iogurte, queijos e sardinha. 
  • Não acredite em "fórmulas emagrecedoras" à base de ervas ou produtos naturais vendidas pela internet! Na imensa maioria das vezes, estes produtos contém substâncias ilícitas e medicamentos usados para emagrecer em doses muito acima das preconizadas, aumentando o risco de complicações!  
  • Ingerir água durante a refeição não dilui o suco gástrico, não dilata o estômago e não atrapalha a absorção de nutrientes! Pelo contrário, ingerir água antes ou durante as refeições auxilia na redução da ingestão de alimentos pois aumenta a saciedade e, dessa forma, favorece a perda de peso em pacientes em processo de emagrecimento.   
  • Para ganho de massa muscular são necessários alguns pré-requisitos: 1. Dieta com quantidade apropriada de proteína (não em excesso), fracionada ao longo do dia; 2. Exercício físico resistido (musculação, por exemplo); 3. Ingestão controlada de bebidas alcoólicas; 4. Uma boa noite de sono!
  • A cirurgia bariátrica é a intervenção mais efetiva no longo prazo para o tratamento de pacientes com obesidade grave, ou seja, índice de massa corporal maior ou igual a 40 kg/m², levando a uma perda média do excesso de peso de 31% em 3 anos. Entretanto, aproximadamente 10 a 20% dos pacientes apresentam recuperação significativa do peso após a cirurgia. Dos fatores implicados nesta recuperação do peso, a falta de adesão a uma alimentação saudável parece ser o fator mais importante!! Por isso, manter um acompanhamento no longo prazo com uma equipe multidisciplinar é fundamental!
  • Não é a velocidade da perda de peso inicial que determina a maior ou menor chance de manutenção do peso no longo prazo e sim a adesão às mudanças instituídas na fase de perda de peso!
  • Para evitar a recuperação de peso após uma perda inicial, a quantidade de exercício exigido é maior, sendo necessários 200 a 300 minutos por semana, em decorrência da redução do metabolismo basal após o emagrecimento.
  • Para indução de perda de peso, o que importa é a restrição calórica, independentemente do tipo de macronutriente (carboidrato vs gordura vs proteína) a ser restringido!  
  • Existe efeito rebote com as medicações para tratamento da obesidade? Por se tratar de uma doença crônica e com tendência à recidiva, a instituição da terapia farmacológica aumenta a chance de sucesso do tratamento no longo prazo em indivíduos com pobre resposta às mudanças no estilo de vida. Considerando que estas medicações não atuam de forma irreversível no organismo, a suspensão das mesmas favorece, ao longo do tempo, o aumento da ingestão alimentar com recidiva do peso perdido. Por isso, o uso de fármacos para tratamento da obesidade costuma ser mantido no longo prazo, sob supervisão periódica do médico especialista.
  • Estima-se que 15 a 30% da população adulta apresenta gordura no fígado, podendo chegar a 50% em pacientes com diabetes tipo 2 e a 90% em pacientes com obesidade. E o problema, infelizmente, não se restringe apenas aos adultos: é estimado que cerca de 10% das crianças acima do peso apresentem gordura no fígado! O principal tratamento continua sendo a perda de peso: uma perda de apenas 3 a 5% é capaz de melhorar a infiltração de gordura enquanto uma perda superior a 10% é capaz de melhorar a inflamação hepática!
  • Esteroides anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona utilizados com o objetivo de aumentar a massa e a força musculares. Apresentam como principais efeitos adversos: 1. Aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom; 2. Maior risco de tromboses e embolias; 3. Risco aumentado de infarto cardíaco, arritmias e morte súbita; 4. Câncer de fígado. Em homens, os principais efeitos indesejáveis são acne, aumento das mamas (ginecomastia), redução do tamanho e do funcionamento dos testículos, impotência sexual, infertilidade, aumento da próstata e calvície. Já em mulheres, acne, aumento do clitóris, irregularidade na menstruação, infertilidade, engrossamento da voz e rouquidão (irreversível), atrofia das mamas e calvície são os paraefeitos mais comuns.  
  • A proteína em si não é um suplemento ergogênico! Isso significa que não basta apenas ingerir proteínas (sejam elas oriundas da dieta ou de suplementos) para ganho de massa muscular. A proteína serve como substrato para otimizar o ganho de massa muscular mediante uma série de estímulos, dentre eles, o exercício resistido (musculação). Além disso, para otimização da síntese proteica, é necessário o fracionamento das proteínas (dietéticas ou suplementadas) em 3 a 4 porções ao dia, em quantidades que variam entre 20 a 40 gramas por porção.
  • Você sabe a diferença entre fome e vontade de comer? Fome é uma resposta fisiológica à falta de alimento e vontade de comer é o desejo por determinados alimentos. Muitas situações podem desencadear a vontade de comer mesmo que você tenha acabado de fazê-lo. Se você estiver com sensação de fome mas seletiva em relação ao que comer, questione se é fome de fato ou vontade de comer. A vontade de comer é um sentimento que precisa de controle, assim como as demais vontades que sentimos diariamente por muitas outras coisas.
  • Quão ativo você está? Uma forma de estimar o nível de atividade física de uma pessoa é através do número de passos que ela dá por dia. Dessa forma, indivíduos com menos do que 5000 passos/dia são considerados sedentários, aqueles com 5000 a 7500 passos/dia como pouco ativos e aqueles com mais do que 10000 passos/dia como fisicamente ativos!    
  • Para cada redução de 1 kg, a pressão sistólica reduz em média 1 a 2,4 mmHg. Uma redução de 2 mmHg na pressão sistólica está associada a uma redução na mortalidade por AVC de 10%!  Ainda, para cada redução de 1 kg ocorre uma redução de 16% no risco de diabetes tipo 2!    
  • Mulheres tentando engravidar, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem receber nenhuma medicação para perda de peso pelo risco de complicações para o bebê!
  • O estímulo visual desempenha um papel importante na ativação da vontade de comer. Portanto, evite passar por locais no mercado sabidamente repleto de alimentos pouco saudáveis. Além disso, ter um planejamento é fundamental durante o processo de perda e manutenção do peso. Portanto, faça uma lista de compras e evite ir ao mercado antes das refeições, pois a fome aumenta nossa probabilidade de fazer escolhas menos saudáveis.
  • Pacientes com hipotireoidismo não tratado apresentam um acúmulo de ácido hialurônico e outras glicosaminoglicanas na pele, o que acarreta uma retenção hídrica generalizada. Em decorrência do excesso destas substâncias, pacientes com hipotireoidismo podem apresentar um ganho discreto de peso, geralmente não superior a 2 – 3 kg, correspondente à retenção hídrica (edema ou inchaço). Portanto, ter hipotireoidismo pode sim levar a um (discreto) ganho de peso. Entretanto, pacientes em tratamento adequado para o hipotireoidismo não apresentam maior dificuldade na perda de peso por serem portadores desta condição.  
  • Como manter o peso no longo prazo? O maior grupo de pesquisa de indivíduos que conseguiram perder e manter o peso foi criado em 1994 na Universidade de Colorado / EUA. O objetivo deste grupo é identificar e investigar as características de indivíduos que obtiveram sucesso na perda de peso no longo prazo. Até o momento, mais de 10.000 indivíduos estão sendo analisados, com uma média de perda de 30 kg e manutenção desta perda por aproximadamente 5 anos. Quase dois terços destes indivíduos referiram redução do tempo em frente à TV para menos do que 10 horas por semana!
  • Conforme um dos maiores estudos sobre intervenções para prevenção do diabetes, para indivíduos com pré-diabetes, uma condição de alto risco de evolução para diabetes, houve uma redução de 16% no risco de progressão para doença para cada quilo de peso perdido! 
  • Estudos sobre a farmacocinética do álcool após a cirurgia para a perda de peso, o bypass gástrico, demonstram que o pico de concentração e a velocidade para que ocorra este pico são maiores após a cirurgia. Ainda, o tempo de retorno ao estado sóbrio é maior nestes indivíduos. Estas alterações, em conjunto, tornam os indivíduos submetidos ao procedimento mais suscetíveis aos efeitos danosos do álcool, mesmo após uma ingestão de doses consideradas seguras para indivíduos não submetidos à cirurgia.
  • Como está o sono do seu filho? Distúrbios na qualidade do sono ou no tempo de sono podem afetar o apetite e predispor ao surgimento da obesidade e do diabetes tipo 2. Conforme as recomendações do The National Sleep Foundation, um período de sono entre 8 a 11 horas é desejável para crianças e adolescentes.
  • Evite dar ao seu filho alimentos com elevado valor calórico e pobre em nutrientes, como bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos de frutas), fast foods e alimentos ultraprocessados. Infelizmente, 30 a 40% da alimentação das crianças e adolescentes é proveniente de bebidas açucaradas e lanches ultraprocessados. A ingestão deste tipo de bebida está associada ao aumento do peso, circunferência abdominal e redução do HDL (colesterol bom). Prefira a ingestão da fruta inteira mais do que o suco da fruta, pois a fruta fornece um maior benefício nutricional além de causar maior saciedade.
  • Após estabelecer um peso de manutenção e uma margem de variação dentro da qual você poderá oscilar, a realização de pesagens semanais (1 a 2 vezes por semana) ajudará a identificar precocemente limiares de peso (“peso alerta”) que sinalizam a necessidade de se engajar em estratégias para retomada do peso prévio! 
  • Se você estiver se sentindo privado ou insatisfeito com o seu plano alimentar é porque a sua dieta não é do tipo que possa se tornar um hábito para toda a vida. É preciso desenvolver um novo modo de pensar sobre seu relacionamento com a comida e passar da sensação de privação para a de satisfação. O tratamento não pode ser visto como mais um "peso" em sua vida!
  • Confira a seguir algumas sugestões de como reorganizar o seu ambiente alimentar para aumentar a chance de sucesso: 1. Mantenha distância de alimentos problemáticos, preferencialmente deixando de comprá-los ou mantendo-os fora de vista; 2. Sempre tenha uma variedade de alimentos de baixa caloria a sua volta; 3. Não fique longos períodos sem se alimentar, pois isto pode levá-lo ao comer em excesso tanto por fome quanto por gula; 4. Envolva-se em atividades prazerosas que não incluam comida. O engajamento em atividades lúdicas reduzirá a sua ansiedade em relação à comida.
  • Força de vontade é a capacidade de resistir a alimentos tentadores em seu ambiente. Se você depender unicamente da força de vontade para ser bem sucedido no processo de emagrecimento é provável que seu sucesso tenha vida curta porque a motivação para resistir aos alimentos tentadores pode ir e vir com o tempo. Para perder peso e  mantê-lo no longo prazo você precisa aprender escolher os melhores alimentos, deixando de lado a dependência na força de vontade para tornar o autocontrole um hábito. Sendo uma habilidade, o autocontrole requer tempo e experiência, além de muita prática!
  • Invariavelmente todo indivíduo em um processo de reeducação alimentar acaba "escorregando". Importante compreender que não existe uma escorregada isolada que possa arruinar nosso progresso geral. Sair dos trilhos eventualmente faz parte do processo de mudança de hábitos. Uma escorregada não caracteriza um padrão! Entretanto, se você perceber uma série delas e um retorno progressivo aos velhos hábitos é hora de tomar providências! Tente fazer uma lista de pistas que mostrem haver algo mais que apenas uma escorregada. As pistas podem incluir, por exemplo, um ganho de peso superior a 2 kg, mais de uma semana sem se exercitar, roupas apertando novamente ou o retorno de um velho hábito que tenha sido difícil de superar.
  • Você sabe quais são os efeitos do álcool sobre a perda de peso? Cada grama de álcool possui 7 calorias e é metabolizado como gordura. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas pode reduzir o seu autocontrole, favorecendo o comer em excesso.  
  • Para pacientes com diabetes tipo 2, para cada perda de 1 kg, existe uma redução de 0,1% nos níveis de hemoglobina glicada, exame que avalia a média da glicemia dos últimos 3 meses! 
  • A definição de "gordinho saudável" é atribuída aos pacientes com obesidade (IMC maior ou igual a 30 kg/m²) e níveis de pressão arterial, perfil lipídico e glicemia normais. Estes pacientes, mesmo que ainda apresentem exames normais, estão em risco elevado de doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas! Portanto, o termo "gordinho saudável" é mito pois o excesso de tecido adiposo não é saudável ao organismo.
  • A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é bastante frequente em indivíduos com obesidade, definida por um índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 30 kg/m², podendo chegar a 70% entre aqueles com obesidade mórbida, ou seja, IMC maior ou igual a 40 kg/m²! A SAOS está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, arritmias e morte. Para cada redução de 10% do excesso de peso ocorre uma redução aproximada de 30% nos eventos de apneia do sono!
  • O acúmulo de gordura abdominal ou visceral está relacionado à insulinorresistência, mecanismo principal do diabetes tipo 2. A realização regular de exercícios reduz a obesidade visceral, independente da perda de peso!
  • Confira a seguir algumas dicas que podem auxiliar a criança/adolescente no controle do peso: 1. Não instale televisão no quarto, pois isto favorece um comportamento sedentário; 2. Não assista TV durante as refeições, é importante concentrar-se no alimento ingerido; 3. Limite o tempo máximo a TV ou qualquer outro aparelho a 2 horas diárias (é importante que os pais tenham o mesmo comportamento); 4. Evite exposição de crianças menores de 2 anos a mídias como TV, tablets, celulares.
  • O principal preditor de manutenção do novo peso após qualquer intervenção (dieta ou cirurgia) é a preservação da massa muscular durante e após a intervenção! Não importa se a perda de peso foi rápida ou lenta. A velocidade de perda de peso não é preditora de reganho de peso e sim a manutenção da massa magra e a adesão no longo prazo a uma rotina de exercícios e alimentação saudável!
  • Os suplementos ditos termogênicos, tais como a cafeína, o chá verde e a capsaicina, aumentam o gasto calórico agudamente após a sua ingestão. Entretanto, seus efeitos sobre o gasto calórico no longo prazo são questionáveis sobretudo pela tolerância do organismo com a ingestão regular destes compostos. Além disso, o aumento do gasto calórico induzida pelos termogênicos costuma ficar entre 50 a 100 kcal ao dia o que, clinicamente, é irrelevante para perda de peso.
  • Em vez de consumir refrigerantes diet ou zero, dê preferência à água saborizada com fatias de limão, laranja, gengibre, menta ou esprema um limão na água (com ou sem gás)
  • Alimente-se devagar e em pequenas quantidades. O prazer é maior nas primeiras porções e quantidades pequenas podem ser suficientes para matar a vontade. Para lhe ajudar a comer devagar, repouse os talheres durante a refeição.
  • Neste final de ano, tente controlar a quantidade de bebida alcoólica ingerida, intercalando-a com água. Além disso, é importante planejar-se antecipadamente sobre o quanto irá beber. Evite que lhe sirvam enquanto o copo ainda não estiver vazio. Evite também coquetéis doces, preparados com açúcar, pois estes contêm uma quantidade grande de calorias sem dar saciedade. Ainda, quanto maior a ingestão de bebida alcoólica, maior a chance de exagerar no que se come.
  • Você sabia que indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários? Além disso, a realização regular de exercício físico reduz o risco de hipertensão arterial assim como auxilia no controle da pressão em pacientes em tratamento para a doença.
  • Indivíduos que consomem grandes quantidades de alimentos em poucas refeições por dia podem se beneficiar do consumo de alimentos com volume maior e menor densidade energética, ou seja, alimentos com maior teor de água e/ou fibras como por exemplo caldo de legumes, saladas e vegetais antes das refeições, visto que estes alimentos auxiliam na saciação (redução da ingestão calórica na refeição).
  • Prefira a fruta in natura ao suco de fruta, mesmo que este seja 100% natural. A falta de proteína e de fibras no suco pode predispor ao ganho de peso. Além disso, o alto teor de açúcares no suco, como a frutose, sacarose, glicose e sorbitol, contribui para o aumento do consumo de calorias e o risco de cárie dentária em crianças.
  • Mulheres com excesso de peso apresentam maior risco de tromboembolismo venoso. Por isso, métodos contraceptivos contendo estrogênio devem ser evitados. Alternativas para evitar a concepção incluem DIU de progesterona (Mirena) ou métodos não hormonais como DIU de cobre e diafragma.
  • Pacientes com ganho de peso, mesmo que dentro de um índice de massa corporal (IMC) considerado normal, como por exemplo, IMC de 23 para 25 kg/m², apresentam um risco 4 vezes maior de desenvolver diabetes melito tipo 2!
  • Você sabia que existe uma íntima relação entre excesso de peso e asma? A asma pode favorecer o ganho de peso tanto pelo uso frequente de corticoide como pela promoção do sedentarismo. Já a obesidade pode piorar a evolução da asma! Uma perda de 15% do peso é capaz de reduzir as exacerbações, a gravidade e o uso de medicações de resgate em indivíduos com asma.
  • Alimentação seletiva na infância - Dicas para ampliar o cardápio: 1. Introduza novos alimentos gradualmente; 2. Forneça o mesmo alimento para os demais membros da família; 3. Faça as refeições e os lanches junto com a criança; 4. Incentive, mas não pressione a criança para comer um alimento específico; 5. Ofereça o mesmo alimento de diferentes formas pelo menos 8 a 12 vezes.
  • Embora o exercício isoladamente não seja uma estratégia eficaz para indução rápida da perda de peso para a grande maioria dos pacientes, o aumento do gasto calórico através da atividade física é fundamental na prevenção da recuperação de peso após a perda inicial. Além disso, a adição de um exercício resistido como, por exemplo, a musculação, durante a fase de emagrecimento, auxilia na preservação da massa muscular e consequentemente do metabolismo basal no longo prazo!

DEPOIMENTOS

  • MC, feminina, 24 anos
    Dra Milene, Podes ter certeza de que sem a tua ajuda eu jamais teria conseguido! Esse grande sucesso nos resultados eu devo ao seu excelente trabalho de dedicação e ajuda. Hoje eu sou uma nova pessoa. Só tenho a te agradecer por esse grande trabalho e pela pessoa incrível que és, pois hoje eu sou feliz e pude aos 24 anos descobrir que é possível ter vida, porque o que eu tinha antes definitivamente não era! 
  • MBB, feminina, 59 anos, procedente de POA
    Dra Milene, estou muito feliz com os resultados!!! Retornando para casa hoje, fiz uma análise de tantas e tantas vezes que tentei vários regimes loucos, em que os profissionais só me davam um papel com uma dieta já pronta, com mais alguma droga ou método mágico e claro, sofria horrores e não emagrecia o que precisava, eram 2 ou 3 kg recuperados imediatamente!!!! Já totalmente descrente, graças a Deus encontrei você, uma profissional competente, comprometida com seus pacientes, de uma meiguice encantadora e que conseguiu me mostrar que é possível sim emagrecer apesar da minha idade e me mostrou o caminho certo. Hoje estou confiante nas minhas escolhas alimentares, feliz com minha saúde e consequentemente com a estética. Grande abraço 
  • LRQ, 24 anos, feminina, procedente de POA
    Boa tarde, Dra. Milene! Estou muito feliz com os resultados e, principalmente, pela certeza de que serão permanentes, pois refletem um novo estilo de vida, que só tive a disciplina necessária para adotar, porque tenho a segurança de que conto com o auxílio profissional mais competente para tanto. Muito obrigada! 
  • LS, 31 anos, feminina, procedente de POA
    Dra Milene, não tenho palavras para lhe agradecer o que a sra despertou em mim. Sempre brigando com a balança e hoje, depois de 3 meses que lhe conheci através de outros pacientes seus, foram 18 kg eliminados nesse tempo e uma mudança de vida sem tamanho. A senhora me mostrou que eu sou capaz disso, muito, muito obrigado pela profissional que és e principalmente por mudar a minha vida! 
  • ITS, 48 anos, feminina, procedente de Montenegro
    Bom dia Dra Milene, Estou muito feliz com o meu novo peso. Só tenho a agradecer pelo seu profissionalismo. Abraço 

DESCUBRA SEU IMC

Documento sem título

Seu peso (kg):

Sua altura (em centímetros)


Seu Índice de Massa Corporal

Você possui:

BIOIMPEDÂNCIA

  A avaliação da composição corporal por bioimpedância ocorre por meio da diferença da resistência à passagem da corrrente elétrica pelo músculo e pela gordura que fornecerá uma estimativa da gordura e da massa muscular nos quatro membros e no tronco.

Formulário de Contato

Entrada Inválida

Entrada Inválida

Entrada Inválida

Entrada Inválida

  R. Dona Laura, 333/ 906, Moinhos de Vento - Porto Alegre/ RS  |     (51) 3517-2003  |     (51) 99600-2233  |    contato@endocrinologistamilene.med.br

© 2019 Dra. Milene Moehlecke. Desenvolvido por Informatiza Soluções Empresariais em parceria com a Agência Digital Public