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Dica da Semana

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23-05-19

23-05-19 (0)

Mulheres tentando engravidar, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem receber nenhuma medicação para perda de peso pelo risco de complicações para o bebê!

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30-05-19

30-05-19 (0)

Quanto tempo o corpo precisa para se acostumar ao novo peso? Embora a medicina seja uma ciência de verdades transitórias, o que podemos afirmar até o momento, baseado nos estudos de até 6 anos de acompanhamento após a perda de peso inicial é que as alterações hormonais responsáveis pelo aumento do apetite e pela redução do gasto energético parecem persistir ao longo do tempo, sem adaptação após determinado período. Por isso, a continuidade das estratégias aprendidas para perda de peso são fundamentais para manutenção do novo peso!! 

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06-06-19

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A realização regular de qualquer tipo de exercício reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial assim como auxilia na redução da pressão em pacientes em tratamento para a doença. Para indivíduos ativos, existe uma redução de 30% no risco de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários. Ainda, a prática regular de atividade física é capaz de reduzir desfechos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, independente da perda de peso!

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26-07-2020

Doses moderadas de cafeína (de 300 a 400 mg/dia) não apresentam efeito diurético significativo quando consumidas regularmente por indivíduos saudáveis!
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19-07-2020

EXERCITE-SE para ser SAUDÁVEL e não magro! Não faça exercício com o objetivo de perda de peso! Escolha uma atividade que lhe proporcione prazer!
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12-07-2020

Adote um plano alimentar que seja flexível e compatível com a sua realidade!O que faz a diferença é a sua adesão ao tratamento e não a distribuição dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras)!
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05-07-2020

Se você está com dificuldade em manter a perda de peso, avalie suas tentativas prévias em relação às atitudes que deram melhores resultados e o que aconteceu para que você perdesse o foco e engordasse novamente. Faça uma lista das coisas que foram úteis. Exemplos: quando você se exercitava na volta do trabalho, quando beliscava menos antes do jantar, quando mantinha o lanche regular da tarde, evitando o exagero na janta, etc.
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29-06-2020

Pese-se com regularidade. Causas de oscilações agudas no peso: 1. Intestino preso; 2. Período menstrual; 3. Ingestão de bebida alcoólica; 4. Ingestão de alimentos ricos em carboidrato simples/refinado; 5. Ingestão exagerada de qualquer alimento. Oscilações abruptas no peso lhe farão pensar nestas possibilidades.
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22-06-2020

Faça uma lista de vantagens em estar magro (mais autoconfiança, usar roupas antigas, prazer em comprar roupas novas, menores e mais coloridas e não só pretas, subir escadas sem perder o fôlego, voltarei a gostar de tirar fotos, não ficarei diabética, etc). Isso lhe ajudará a manter a motivação para seguir em frente!!
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15-06-2020

 Você sabia que pacientes com asma que desenvolvem obesidade apresentam maior gravidade dos sintomas, maior frequência de crises, inclusive com maior necessidade de hospitalização, e menor resposta terapêutica para controle da asma, resultando em piora da qualidade de vida? Além disso, a asma não controlada pode predispor ao ganho de peso por promoção ao sedentarismo e pela maior frequência de uso de corticoide para controle da doença. Uma perda modesta de apenas 5 a 10% do peso corporal é suficiente para induzir melhora significativa dos sintomas e da qualidade de vida dos pacientes asmáticos.
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08-06-20

A realização de exercícios regularmente reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial assim como auxilia na redução da pressão em pacientes em tratamento para a doença. Indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários. Ainda, a prática regular de atividade física é capaz de reduzir desfechos cardiovasculares, como infarto do miocárdio.
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01-06-20

A constância é mais importante do que a perfeição! Não espere o momento ideal para iniciar uma atividade ou mesmo para mantê-la!
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24-05-20

Obesidade como fator de risco para doença de Alzheimer! Você sabia que indivíduos com obesidade na meia idade apresentam um risco 2 vezes maior de desenvolver declínio cognitivo em relação àqueles com peso adequado? O risco torna-se ainda maior quando outros fatores de risco estão presentes, como colesterol elevado, hipertensão arterial e diabetes melito tipo 2.
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17-05-20

O termo “Jejum intermitente” (JI) é usado para definir uma série de padrões de alimentação em que pouca ou nenhuma caloria é consumida por períodos de tempo variáveis. Atualmente existem diversos protocolos para a realização de jejum intermitente, sendo um dos mais estudados o protocolo 2:5, ou seja, 2 dias de consumo equivalente a 25% das necessidades energéticas intercalados com 5 dias de alimentação sem restrições. Quando comparado à dieta hipocalórica, o JI não é superior em termos de perda de peso. Além disso, tendo em vista que a manutenção do novo peso está diretamente associada à adesão no longo prazo e que a taxa de abandono entre os indivíduos que fazem jejum intermitente é maior, permanece a dúvida do quão sustentável é essa estratégia no longo prazo.
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10-05-20

Água com limão não detoxifica, não emagrece, não aumenta a imunidade, não previne resfriados, não melhora a digestão ou previne câncer! Água com limão é apenas água com limão. Contém vitamina C que é saudável mas isoladamente não faz milagres!
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03-05-20

Dietas da moda são criadas para vender e não para resolver o problema da obesidade, doença crônica cujo tratamento requer sobretudo mudanças no estilo de vida que devem ser mantidas no longo prazo! Da mesma forma, não existem superalimentos ou shakes milagrosos! Estes tratamentos podem até funcionar no CURTO PRAZO, mas não vão lhe ajudar a manter os resultados no longo prazo!
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26-04-2020

Pode tomar água antes das refeições? Ingerir 1 a 2 copos de água antes das refeições lhe ajudará a comer menos durante a refeição principal, tendo em vista que a ingestão de água previamente auxilia na sensação de saciedade, importante para pacientes que estão em um programa de emagrecimento. Já ingerir água durante a refeição não prejudica a digestão ou a absorção dos nutrientes, não "dilata" o estômago e não dilui o suco gástrico! Lembrando que a água pode ser com gás! 
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19-04-2020

Exercício ao ar livre durante a pandemia! É possível praticar exercícios ao ar livre, desde que você evite toda e qualquer aglomeração, procurando o maior distanciamento possível. 
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12-04-2020

Você sabia que a realização regular de atividade física é capaz de melhorar a imunidade? Pessoas com sobrepeso e obesidade não só podem como devem continuar fazendo exercícios físicos durante a quarentena. Além de atuarem sobre o sistema imunológico, os exercícios ajudam no controle da ansiedade, além de minimizarem oscilações de peso nesse período!!
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05-04-2020

Se você está em tratamento com medicamentos para obesidade, não páre com as medicações devido à pandemia pelo COVID-19! Não existem dados que suportem a diminuição da imunidade com as medicações para obesidade! Além disso, seu risco de recuperar o peso nesse momento de maior ansiedade e confinamento com a suspensão da medicação é grande!
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22-03-20

Comer carboidratos à noite não aumenta a fome ou limita o emagrecimento. O que pode dificultar o emagrecimento é comer uma grande quantidade de comida à noite ou muito tarde, pois nosso metabolismo tende a funcionar de forma mais lenta nesse momento do dia!
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15-03-2020

Existe relação entre a vitamina D e a infeção pelo COVID-19? Dados preliminares de um estudo mostraram uma associação entre pacientes infectados pelo coronavírus e menores níveis de vitamina D. Entretanto, este estudo não mostra relação de causalidade (será que os baixos níveis de vitamina D tornarão os pacientes mais suscetíveis à infecção?) tampouco avaliou se a reposição com a vitamina D melhorou a imunidade destes pacientes ou reduziu a gravidade da infecção. Por isso, até o momento, não há indicação de repor vitamina D com vistas à reduzir o risco de infecção por coronavírus! A única indicação VÁLIDA até o momento é fazer reposição para proteção da massa óssea em pacientes selecionados!!
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08-03-2020

Pessoas com diabetes vulneráveis e que provavelmente terão resultados piores se contraírem COVID-19 são aquelas com longa história de diabetes, mau controle metabólico, presença de complicações e doenças concomitantes e especialmente os idosos (>60 anos), independente do tipo de diabetes. O risco de complicações na pessoa com diabetes bem controlado é menor, tanto para o diabetes tipo 1 quanto para o tipo 2. Como o controle glicêmico é a chave para o sucesso, monitorar frequentemente sua glicemia e ajustar medicações em geral ou insulinas – sempre com orientação médica – são procedimentos que podem prevenir complicações não apenas desta nova virose como também do próprio diabetes!
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