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Dica da Semana

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23-05-19

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Mulheres tentando engravidar, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem receber nenhuma medicação para perda de peso pelo risco de complicações para o bebê!

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30-05-19

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Quanto tempo o corpo precisa para se acostumar ao novo peso? Embora a medicina seja uma ciência de verdades transitórias, o que podemos afirmar até o momento, baseado nos estudos de até 6 anos de acompanhamento após a perda de peso inicial é que as alterações hormonais responsáveis pelo aumento do apetite e pela redução do gasto energético parecem persistir ao longo do tempo, sem adaptação após determinado período. Por isso, a continuidade das estratégias aprendidas para perda de peso são fundamentais para manutenção do novo peso!! 

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06-06-19

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A realização regular de qualquer tipo de exercício reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial assim como auxilia na redução da pressão em pacientes em tratamento para a doença. Para indivíduos ativos, existe uma redução de 30% no risco de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários. Ainda, a prática regular de atividade física é capaz de reduzir desfechos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, independente da perda de peso!

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09-01-2020

Quanto de exercício é necessário para manter a perda de peso após um programa de emagrecimento? Para evitar a recuperação de peso, são necessários 200 a 300 minutos por semana de exercício físico moderado a intenso, em decorrência da redução do metabolismo basal secundário ao emagrecimento.
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02-01-2020

Aproveita o início do ano para começar alguma atividade que lhe dê prazer! A prática regular de exercícios tem inúmeros benefícios em diversos sistemas no organismo, com benefícios demonstrados desde a redução da mortalidade geral até estímulo à formação de novos neurônios e consequente melhora da função cognitiva como um todo. Mas entenda que aumentar a atividade física por si só não é uma estratégia eficaz para promover a perda de peso uma vez que o déficit energético criado pelo exercício geralmente é menor e requer muito mais esforço quando comparado ao déficit energético criado por uma redução de calorias na dieta. Embora a prática regular de exercício físico seja menos efetiva para indução de perda de peso, ela se torna fundamental para manutenção do peso perdido!
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05-12-2019

Dica para o final de ano: Aprenda a dizer “Não, obrigada (o)”! Durante eventos sociais, aprenda a dizer não! Respostas simples como: "Estava delicioso, mas estou satisfeito", é muitas vezes suficiente. É muito mais provável que você se arrependa do que exagerou do que deixou de comer! Pense nisso!
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28-11-2019

Dica para o final de ano: manere na ingestão de álcool! Neste período mais festivo do ano, tente controlar a ingestão de bebidas alcoólicas para manter a perda de peso obtida ao longo do ano! Uma das formas de controlar a ingestão é intercalando a bebida com água, água saborizada, limonada, são algumas alternativas. Além disso, planeje antecipadamente o quanto irá beber. Evite que sirvam enquanto o copo ainda não está vazio. Evite também coqueteis doces, preparados com açúcar, pois estes contêm uma quantidade grande de calorias sem dar saciedade. Além disso, a maior ingestão de bebidas alcoólicas reduz o nosso limiar para ingestão alimentar em excesso, especialmente doces!
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21-11-2019

Você sabia que, em indivíduos geneticamente predispostos, o consumo exagerado de alimentos que ultrapassa o gasto calórico leva a um aumento do número de células adiposas (células de gordura)? E quando reduzimos de peso estas células não desaparecem, apenas ficam menores. Este processo é mais pronunciado em crianças mas também pode ocorrer em adultos. 
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14-11-2019

Você sabia que os pacientes que conseguem perder mais peso nos primeiros meses de tratamento são os que apresentam maior chance de manutenção no longo prazo? Isso porque após alguns meses do início do processo de emagrecimento o organismo se adapta à perda tornando-a mais difícil! Por isso, a máxima de "devagar e sempre" para aqueles que precisam perder uma quantia considerável de peso não se aplica!!
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07-11-2019

Você está com dificuldade em manter a perda de peso? Avalie suas tentativas prévias em relação às atitudes que deram melhores resultados e o que aconteceu para que você perdesse o foco e recuperação o peso novamente. Faça uma lista das coisas que foram úteis. Exemplos: quando você se exercitava na volta do trabalho, quando beliscava menos antes do jantar, quando mantinha o lanche regular da tarde, evitando o exagero na janta, dentre outros.
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31-10-2019

Se você está em um processo de emagrecimento, pese-se com regularidade e tenha sempre em mente os fatores responsáveis por elevações agudas no peso, tais como: 1. Intestino preso; 2. Período menstrual; 3. Ingestão de bebida alcoólica; 4. Ingestão de alimentos ricos em carboidrato simples/refinado; 5. Ingestão exagerada de qualquer alimento. Embora a perda de peso seja relativamente linear nos primeiros meses do tratamento, variações fisiológicas podem ocorrer durante este período. Por isso, é importante identificar se o aumento abrupto pode ser em decorrência de algum fator externo ou de uma variação fisiológica inerente ao processo.
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24-10-2019

Você já ouviu falar em biomassa de banana verde? Biomassa de banana verde consiste na polpa da banana verde, que é um amido resistente, ou seja, resistente à digestão no intestino, com efeito semelhante às fibras solúveis que auxiliam na redução dos níveis de colesterol. Conforme alguns estudos, a ingestão de 25 a 30 gramas de biomassa de banana verde (equivalente a 2 colheres de sopa) está associada à melhora da sensibilidade à ação da insulina (mecanismo associado ao surgimento do diabetes tipo 2), redução da glicemia de jejum e da glicemia após a refeição tanto em indivíduos com diabetes tipo 2 quanto naqueles sem a doença.
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17-10-2019

Você sabia que bebês que mamam exclusivamente até os 6 meses apresentam menor risco de obesidade posteriormente na vida? 
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10-10-2019

Você sabia que ficar parado por longos períodos de tempo no dia pode anular os efeitos positivos de 30 minutos de exercício? A inatividade prolongada está ligada à obesidade e ao diabetes, mesmo em pessoas ativas durante parte do dia.
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03-10-2019

Você tem ideia de quantos litros de água deveria ingerir por dia? A recomendação é ingerir 35 ml de água para cada kg de peso! Além disso, manter-se bem hidratado ajuda na diferenciação de fome e sede. O motivo para isto é que, no cérebro, a área que percebe o aumento do apetite é a mesma que interpreta o sinal da sede. E, muitas vezes, cria-se uma confusão entre as duas sensações. Dessa forma, é possível que aquilo que alguém ache ser fome seja simplesmente vontade de dar uns goles de água.
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18-09-2019

 Quais as consequências de se retirar os laticínios da dieta? A restrição crônica de cálcio alimentar* leva à mobilização de cálcio do esqueleto. Essa elevada taxa de remodelação causa perda óssea e representa um fator de risco independente para fraturas. *Principais fontes de cálcio: leite de vaca, iogurte, queijos e sardinha. 
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11-09-2019

Não acredite em "fórmulas emagrecedoras" à base de ervas ou produtos naturais vendidas pela internet! Na imensa maioria das vezes, estes produtos contém substâncias ilícitas e medicamentos usados para emagrecer em doses muito acima das preconizadas, aumentando o risco de complicações!
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04-09-2019

Ingerir água durante a refeição não dilui o suco gástrico, não dilata o estômago e não atrapalha a absorção de nutrientes! Pelo contrário, ingerir água antes ou durante as refeições auxilia na redução da ingestão de alimentos pois aumenta a saciedade e, dessa forma, favorece a perda de peso em pacientes em processo de emagrecimento.
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28-08-2019

Para ganho de massa muscular são necessários alguns pré-requisitos: 1. Dieta com quantidade apropriada de proteína (não em excesso), fracionada ao longo do dia; 2. Exercício físico resistido (musculação, por exemplo); 3. Ingestão controlada de bebidas alcoólicas; 4. Uma boa noite de sono!
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21-08-2019

A cirurgia bariátrica é a intervenção mais efetiva no longo prazo para o tratamento de pacientes com obesidade grave, ou seja, índice de massa corporal maior ou igual a 40 kg/m², levando a uma perda média do excesso de peso de 31% em 3 anos. Entretanto, aproximadamente 10 a 20% dos pacientes apresentam recuperação significativa do peso após a cirurgia. Dos fatores implicados nesta recuperação do peso, a falta de adesão a uma alimentação saudável parece ser o fator mais importante!! Por isso, manter um acompanhamento no longo prazo com uma equipe multidisciplinar é fundamental!
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14-08-2019

Não é a velocidade da perda de peso inicial que determina a maior ou menor chance de manutenção do peso no longo prazo e sim a adesão às mudanças instituídas na fase de perda de peso!
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07-08-2019

Para evitar a recuperação de peso após uma perda inicial, a quantidade de exercício exigido é maior, sendo necessários 200 a 300 minutos por semana, em decorrência da redução do metabolismo basal após o emagrecimento.
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31-07-2019

Para indução de perda de peso, o que importa é a restrição calórica, independentemente do tipo de macronutriente (carboidrato vs gordura vs proteína) a ser restringido!
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