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Dica da Semana

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23-05-19

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Mulheres tentando engravidar, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem receber nenhuma medicação para perda de peso pelo risco de complicações para o bebê!

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30-05-19

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Quanto tempo o corpo precisa para se acostumar ao novo peso? Embora a medicina seja uma ciência de verdades transitórias, o que podemos afirmar até o momento, baseado nos estudos de até 6 anos de acompanhamento após a perda de peso inicial é que as alterações hormonais responsáveis pelo aumento do apetite e pela redução do gasto energético parecem persistir ao longo do tempo, sem adaptação após determinado período. Por isso, a continuidade das estratégias aprendidas para perda de peso são fundamentais para manutenção do novo peso!! 

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06-06-19

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A realização regular de qualquer tipo de exercício reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial assim como auxilia na redução da pressão em pacientes em tratamento para a doença. Para indivíduos ativos, existe uma redução de 30% no risco de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários. Ainda, a prática regular de atividade física é capaz de reduzir desfechos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, independente da perda de peso!

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25-08-2020

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Dentre os fatores de risco modificáveis para controle da pressão arterial (alimentação, redução do sódio, exercícios, consumo moderado de álcool e perda de peso), o emagrecimento é o que apresenta maior influência sobre a redução da pressão arterial. Para cada redução de 5% no peso, existe uma redução de 20 a 30% na pressão arterial!!!

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25-08-2020

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Dentre os fatores de risco modificáveis para controle da pressão arterial (alimentação, redução do sódio, exercícios, consumo moderado de álcool e perda de peso), o emagrecimento é o que apresenta maior influência sobre a redução da pressão arterial. Para cada redução de 5% no peso, existe uma redução de 20 a 30% na pressão arterial!!!

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25-08-2020

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Dentre os fatores de risco modificáveis para controle da pressão arterial (alimentação, redução do sódio, exercícios, consumo moderado de álcool e perda de peso), o emagrecimento é o que apresenta maior influência sobre a redução da pressão arterial. Para cada redução de 5% no peso, existe uma redução de 20 a 30% na pressão arterial!!!

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29-09-2020

Quanto tempo de atividade física devo realizar por dia? A recomendação oficial para manutenção da saúde é a realização de pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana. Além disso, ficar parado por longos períodos de tempo no dia pode anular os efeitos positivos de 30 minutos de exercício. A inatividade prolongada está ligada à obesidade e ao diabetes, mesmo em pessoas ativas durante parte do dia!
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22-09-2020

Entre 9 aos 12 anos, toda criança deve ter seu colesterol avaliado!! Aquelas com história familiar (pais ou avós com histórico de problemas cardíacos ou de colesterol elevado), devem realizar uma avaliação mais precocemente, entre os 2 aos 8 anos de idade!
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15-09-20

Para quem está em um programa de emagrecimento, ter uma balança de cozinha lhe ajudará a ter uma noção do tamanho das porções e a não exagerar!!
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08-09-2020

Conforme a OMS, recomenda-se o consumo de cerca de 600 gramas de frutas e vegetais ao dia, idealmente metade de cada. Prefira, sempre que possível, a fruta in natura ao suco ou prefira sucos de frutas com menor teor de carboidrato, tais como limão, maracujá, acerola, morango.
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01-09-20

Dentre os fatores de risco modificáveis para controle da pressão arterial (alimentação, redução do sódio, exercícios, consumo moderado de álcool e perda de peso), o emagrecimento é o que apresenta maior influência sobre a redução da pressão arterial. Para cada redução de 5% no peso, existe uma redução de 20 a 30% na pressão arterial!!!
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25-08-20

Moderação no consumo de álcool significa ingestão de, no máximo, 1 dose para mulheres e 2 doses para homens. 1 dose = 14 gramas de álcool, o que é encontrado em 350 ml de cerveja (5% álcool), 150 ml de vinho (12% álcool) ou 45 ml de destilados (40% álcool)
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18-08-2020

COMER com CULPA não é SAUDÁVEL! Comer nos dá prazer!! Essa compreensão torna a alimentação mais leve e saudável!
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10-08-2020

Pacientes com HIPOTIREOIDISMO BEM CONTROLADO não apresentam maior dificuldade em perder peso! Por isso, uma avaliação detalhada dos seus hábitos é importante para tentar identificar uma ou múltiplas causas para o seu ganho de peso e/ou maior dificuldade na perda!
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03-08-2020

Perda rápida de peso NÃO leva a um rápido reganho (efeito rebote)! O que importa na manutenção do novo peso é a sua adesão ao tratamento e não a velocidade de perda!
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26-07-2020

Doses moderadas de cafeína (de 300 a 400 mg/dia) não apresentam efeito diurético significativo quando consumidas regularmente por indivíduos saudáveis!
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19-07-2020

EXERCITE-SE para ser SAUDÁVEL e não magro! Não faça exercício com o objetivo de perda de peso! Escolha uma atividade que lhe proporcione prazer!
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12-07-2020

Adote um plano alimentar que seja flexível e compatível com a sua realidade!O que faz a diferença é a sua adesão ao tratamento e não a distribuição dos macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras)!
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05-07-2020

Se você está com dificuldade em manter a perda de peso, avalie suas tentativas prévias em relação às atitudes que deram melhores resultados e o que aconteceu para que você perdesse o foco e engordasse novamente. Faça uma lista das coisas que foram úteis. Exemplos: quando você se exercitava na volta do trabalho, quando beliscava menos antes do jantar, quando mantinha o lanche regular da tarde, evitando o exagero na janta, etc.
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29-06-2020

Pese-se com regularidade. Causas de oscilações agudas no peso: 1. Intestino preso; 2. Período menstrual; 3. Ingestão de bebida alcoólica; 4. Ingestão de alimentos ricos em carboidrato simples/refinado; 5. Ingestão exagerada de qualquer alimento. Oscilações abruptas no peso lhe farão pensar nestas possibilidades.
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22-06-2020

Faça uma lista de vantagens em estar magro (mais autoconfiança, usar roupas antigas, prazer em comprar roupas novas, menores e mais coloridas e não só pretas, subir escadas sem perder o fôlego, voltarei a gostar de tirar fotos, não ficarei diabética, etc). Isso lhe ajudará a manter a motivação para seguir em frente!!
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15-06-2020

 Você sabia que pacientes com asma que desenvolvem obesidade apresentam maior gravidade dos sintomas, maior frequência de crises, inclusive com maior necessidade de hospitalização, e menor resposta terapêutica para controle da asma, resultando em piora da qualidade de vida? Além disso, a asma não controlada pode predispor ao ganho de peso por promoção ao sedentarismo e pela maior frequência de uso de corticoide para controle da doença. Uma perda modesta de apenas 5 a 10% do peso corporal é suficiente para induzir melhora significativa dos sintomas e da qualidade de vida dos pacientes asmáticos.
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08-06-20

A realização de exercícios regularmente reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial assim como auxilia na redução da pressão em pacientes em tratamento para a doença. Indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários. Ainda, a prática regular de atividade física é capaz de reduzir desfechos cardiovasculares, como infarto do miocárdio.
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01-06-20

A constância é mais importante do que a perfeição! Não espere o momento ideal para iniciar uma atividade ou mesmo para mantê-la!
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24-05-20

Obesidade como fator de risco para doença de Alzheimer! Você sabia que indivíduos com obesidade na meia idade apresentam um risco 2 vezes maior de desenvolver declínio cognitivo em relação àqueles com peso adequado? O risco torna-se ainda maior quando outros fatores de risco estão presentes, como colesterol elevado, hipertensão arterial e diabetes melito tipo 2.
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17-05-20

O termo “Jejum intermitente” (JI) é usado para definir uma série de padrões de alimentação em que pouca ou nenhuma caloria é consumida por períodos de tempo variáveis. Atualmente existem diversos protocolos para a realização de jejum intermitente, sendo um dos mais estudados o protocolo 2:5, ou seja, 2 dias de consumo equivalente a 25% das necessidades energéticas intercalados com 5 dias de alimentação sem restrições. Quando comparado à dieta hipocalórica, o JI não é superior em termos de perda de peso. Além disso, tendo em vista que a manutenção do novo peso está diretamente associada à adesão no longo prazo e que a taxa de abandono entre os indivíduos que fazem jejum intermitente é maior, permanece a dúvida do quão sustentável é essa estratégia no longo prazo.
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