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Dica da Semana

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23-05-19

23-05-19 (0)

Mulheres tentando engravidar, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem receber nenhuma medicação para perda de peso pelo risco de complicações para o bebê!

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30-05-19

30-05-19 (0)

Quanto tempo o corpo precisa para se acostumar ao novo peso? Embora a medicina seja uma ciência de verdades transitórias, o que podemos afirmar até o momento, baseado nos estudos de até 6 anos de acompanhamento após a perda de peso inicial é que as alterações hormonais responsáveis pelo aumento do apetite e pela redução do gasto energético parecem persistir ao longo do tempo, sem adaptação após determinado período. Por isso, a continuidade das estratégias aprendidas para perda de peso são fundamentais para manutenção do novo peso!! 

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06-06-19

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A realização regular de qualquer tipo de exercício reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial assim como auxilia na redução da pressão em pacientes em tratamento para a doença. Para indivíduos ativos, existe uma redução de 30% no risco de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários. Ainda, a prática regular de atividade física é capaz de reduzir desfechos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, independente da perda de peso!

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12-04-2016

Mulheres com excesso de peso são menos propensas a engravidar, mesmo quando apresentam um fluxo menstrual regular. Conforme estudos atuais, a chance de uma mulher com excesso de peso engravidar em 1 ano após parar com o anticoncepcional é de 66%, comparada a 81% daquelas com peso normal.
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05-04-2016

Conforme o resultado de 46 estudos avaliados em conjunto (revisão sistemática) sobre o efeito da perda de peso em pacientes com hipertensão arterial, a redução de apenas 4 kg com dieta foi capaz de reduzir em 6 mmHg a pressão arterial sistólica ao final de um ano de acompanhamento!
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28-03-2016

Crianças que estão acima do peso podem ter um aumento discreto do TSH (hormônio que regula a tireoide) como consequência e não como causa para o excesso do peso. A perda de peso frequentemente leva à normalização do TSH sem necessidade de medicação.
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21-03-2016

Pacientes com hipertensão arterial apresentam o dobro do risco de desenvolverem diabetes melito tipo 2!
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14-03-2016

Em época de Páscoa, é importante sabermos dos benefícios do consumo do chocolate. Alimentos ricos em flavonoides, dentre eles o chocolate amargo, possuem propriedades vasodilatadoras, com redução significativa da pressão arterial. Embora de pequena magnitude, diversos estudos têm mostrado redução na incidência de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral em consumidores regulares de flavonoides, incluindo o chocolate amargo.
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07-03-2016

Pico de massa óssea refere-se ao máximo de tecido ósseo obtido durante a vida. O pico é obtido, em média, dos 20 aos 30 anos, sendo que aproximadamente 70% é herdado geneticamente. Fatores como tabagismo, ingestão excessiva de bebida alcoólica, sedentarismo, uso crônico de corticoide e anticonvulsivantes, além de uma dieta pobre em cálcio e vitamina D, podem comprometer a aquisição de massa óssea nesse período, predispondo ao desenvolvimento de osteopenia/osteoporose posteriormente.
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04-03-2016

Estudo realizado em pacientes com diabetes melito tipo 2 avaliou o efeito de comer 2 ou 6 vezes por dia sobre o controle glicêmico e medidas antropométricas (peso, cintura e IMC). Surpreendentemente, aqueles pacientes que comiam apenas 2 vezes ao dia apresentaram melhora do diabetes, assim como maior perda de peso, menor circunferência abdominal e menor IMC. Portanto, pacientes com diabetes tipo 2 não precisam comer de 3/3 horas!!
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26-02-2016

Ingerir água antes ou durante as refeições não dificulta a digestão dos alimentos! Pelo contrário, a ingestão de água cerca de 30 minutos antes das principais refeições aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para a menor ingestão alimentar e consequentemente menor ganho de peso!
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19-02-2016

A identificação clínica de nódulos na tireoide é bastante comum na população em geral (aproximadamente 6,5% em mulheres e 1,5% em homens). Quando exames de imagem, tais como ecografia cervical, são realizados por qualquer motivo, a identificação de nódulos pode chegar a 70% em mulheres. Felizmente, a grande maioria é benigna.
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12-02-2016

Pacientes com ganho de peso, mesmo que dentro de um índice de massa corporal (IMC) considerado normal, como por exemplo, IMC de 23 para 25 kg/m², apresentam um risco 4 vezes maior de desenvolver diabetes melito tipo 2
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29-01-2016

Limite o tempo de tela (televisão, computador, celular) de seu filho(a) a no máximo 2 horas por dia! Isso ajudará a controlar o peso do seu filho(a)!
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22-01-2016

Para crianças a partir dos 5 anos, com o intuito de manter a saúde geral, recomenda-se pelo menos 1 hora/dia de atividade física moderada (caminhada) a vigorosa (corrida, futebol, tênis), todos os dias da semana, sendo atividade física vigorosa realizada pelo menos 3 vezes por semana.
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15-01-2016

Intervenções como dieta, medicações e exercícios podem levar a uma redução no metabolismo de 15 kcal por kg de peso perdido! Tratamentos combinados (dieta + exercício) resultam numa redução menor do metabolismo, favorecendo a manutenção do peso perdido em longo prazo!!
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08-01-2016

A doença coronariana é a principal causa de morte no Brasil. Recomenda-se a determinação do colesterol para crianças e adolescentes entre 2 a 19 anos quando: 1. História familiar de dislipidemia (colesterol elevado) ou manifestação de aterosclerose prematura; 2. Clínica de dislipidemia; 3. Presença de outros fatores de risco; 4. Doenças como hipotireoidismo, problema renal, imunodeficiência, etc; 5. Medicações que possam elevar o colesterol, como anticoncepcional, corticoide, antirretrovirais.
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19-12-2015

Durante a gravidez o útero faz uma pressão sobre o intestino, causando constipação (intestino preso). Ingerir alimentos ricos em fibras como alimentos com a casca, crus, grãos integrais e produtos integrais ajuda no funcionamento do intestino. Para se beneficiar de todas essas propriedades das fibras deve-se aumentar também a quantidade de líquidos por dia.
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20-11-2015

Mito ou verdade: Comer carboidrato à noite engorda? Não! Comer carboidrato à noite não engorda!! O que importa é quanto você consome ao total no dia!
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24-10-2015

Embora não sejam tão claros os fatores desencadeantes do diabetes melito tipo 1 em indivíduos suscetíveis, estudos têm mostrado que o estímulo ao aleitamento materno e a não administração do leite de vaca nos primeiros 3 meses de vida são medidas que reduzem o risco do seu surgimento.
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10-10-2015

Você sabia que, além da hiperlipidemia primária (condição genética em que herdamos uma predisposição para aumento dos lipídios no sangue), diversas doenças e condições podem levar à hiperlipidemia secundária (aumento dos lipídios no sangue sem causa genética). Abaixo, uma lista das principais causas de hiperlipidemia secundária: * Diabetes melito tipo 2 * Consumo excessivo de álcool * Hipotireoidismo não tratado * Tabagismo * Obesidade * Insuficiência renal crônica * Doença hepática
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03-10-2015

Para pacientes que perderam peso e estão em manutenção, pelo menos 60 minutos de exercício por dia são necessários para evitar o reganho de peso!
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19-09-2015

Você sabia que caminhar entre 150 a 250 minutos por semana (equivalente a 30 minutos por dia, durante 5 a 7 dias por semana), aumentará o seu gasto energético em 1000 a 1200 calorias por semana ou aproximadamente 150 calorias por dia?!
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