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Dica da Semana

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23-05-19

23-05-19 (0)

Mulheres tentando engravidar, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem receber nenhuma medicação para perda de peso pelo risco de complicações para o bebê!

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30-05-19

30-05-19 (0)

Quanto tempo o corpo precisa para se acostumar ao novo peso? Embora a medicina seja uma ciência de verdades transitórias, o que podemos afirmar até o momento, baseado nos estudos de até 6 anos de acompanhamento após a perda de peso inicial é que as alterações hormonais responsáveis pelo aumento do apetite e pela redução do gasto energético parecem persistir ao longo do tempo, sem adaptação após determinado período. Por isso, a continuidade das estratégias aprendidas para perda de peso são fundamentais para manutenção do novo peso!! 

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06-06-19

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A realização regular de qualquer tipo de exercício reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial assim como auxilia na redução da pressão em pacientes em tratamento para a doença. Para indivíduos ativos, existe uma redução de 30% no risco de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários. Ainda, a prática regular de atividade física é capaz de reduzir desfechos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, independente da perda de peso!

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22-02-2019

Você sabe quais são os efeitos do álcool sobre a perda de peso? Cada grama de álcool possui 7 calorias e é metabolizado como gordura. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas pode reduzir o seu autocontrole, favorecendo o comer em excesso.
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15-02-2019

Para pacientes com diabetes tipo 2, para cada perda de 1 kg, existe uma redução de 0,1% nos níveis de hemoglobina glicada, exame que avalia a média da glicemia dos últimos 3 meses! 
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08-02-2019

A definição de "gordinho saudável" é atribuída aos pacientes com obesidade (IMC maior ou igual a 30 kg/m²) e níveis de pressão arterial, perfil lipídico e glicemia normais. Estes pacientes, mesmo que ainda apresentem exames normais, estão em risco elevado de doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas! Portanto, o termo "gordinho saudável" é mito pois o excesso de tecido adiposo não é saudável ao organismo.
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01-02-2019

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é bastante frequente em indivíduos com obesidade, definida por um índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 30 kg/m², podendo chegar a 70% entre aqueles com obesidade mórbida, ou seja, IMC maior ou igual a 40 kg/m²! A SAOS está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, arritmias e morte. Para cada redução de 10% do excesso de peso ocorre uma redução aproximada de 30% nos eventos de apneia do sono!
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25-01-2019

O acúmulo de gordura abdominal ou visceral está relacionado à insulinorresistência, mecanismo principal do diabetes tipo 2. A realização regular de exercícios reduz a obesidade visceral, independente da perda de peso!
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18-01-2019

Confira a seguir algumas dicas que podem auxiliar a criança/adolescente no controle do peso: 1. Não instale televisão no quarto, pois isto favorece um comportamento sedentário; 2. Não assista TV durante as refeições, é importante concentrar-se no alimento ingerido; 3. Limite o tempo máximo a TV ou qualquer outro aparelho a 2 horas diárias (é importante que os pais tenham o mesmo comportamento); 4. Evite exposição de crianças menores de 2 anos a mídias como TV, tablets, celulares.
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11-01-2019

O principal preditor de manutenção do novo peso após qualquer intervenção (dieta ou cirurgia) é a preservação da massa muscular durante e após a intervenção! Não importa se a perda de peso foi rápida ou lenta. A velocidade de perda de peso não é preditora de reganho de peso e sim a manutenção da massa magra e a adesão no longo prazo a uma rotina de exercícios e alimentação saudável!
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04-01-2019

Os suplementos ditos termogênicos, tais como a cafeína, o chá verde e a capsaicina, aumentam o gasto calórico agudamente após a sua ingestão. Entretanto, seus efeitos sobre o gasto calórico no longo prazo são questionáveis sobretudo pela tolerância do organismo com a ingestão regular destes compostos. Além disso, o aumento do gasto calórico induzida pelos termogênicos costuma ficar entre 50 a 100 kcal ao dia o que, clinicamente, é irrelevante para perda de peso.
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28-12-2018

Em vez de consumir refrigerantes diet ou zero, dê preferência à água saborizada com fatias de limão, laranja, gengibre, menta ou esprema um limão na água (com ou sem gás)
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21-12-2018

Alimente-se devagar e em pequenas quantidades. O prazer é maior nas primeiras porções e quantidades pequenas podem ser suficientes para matar a vontade. Para lhe ajudar a comer devagar, repouse os talheres durante a refeição.
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14-12-2018

Neste final de ano, tente controlar a quantidade de bebida alcoólica ingerida, intercalando-a com água. Além disso, é importante planejar-se antecipadamente sobre o quanto irá beber. Evite que lhe sirvam enquanto o copo ainda não estiver vazio. Evite também coquetéis doces, preparados com açúcar, pois estes contêm uma quantidade grande de calorias sem dar saciedade. Ainda, quanto maior a ingestão de bebida alcoólica, maior a chance de exagerar no que se come.
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07-12-2018

Você sabia que indivíduos ativos apresentam risco 30% menor de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários? Além disso, a realização regular de exercício físico reduz o risco de hipertensão arterial assim como auxilia no controle da pressão em pacientes em tratamento para a doença.
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29-11-2018

Indivíduos que consomem grandes quantidades de alimentos em poucas refeições por dia podem se beneficiar do consumo de alimentos com volume maior e menor densidade energética, ou seja, alimentos com maior teor de água e/ou fibras como por exemplo caldo de legumes, saladas e vegetais antes das refeições, visto que estes alimentos auxiliam na saciação (redução da ingestão calórica na refeição).
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22-11-2018

Prefira a fruta in natura ao suco de fruta, mesmo que este seja 100% natural. A falta de proteína e de fibras no suco pode predispor ao ganho de peso. Além disso, o alto teor de açúcares no suco, como a frutose, sacarose, glicose e sorbitol, contribui para o aumento do consumo de calorias e o risco de cárie dentária em crianças.
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15-11-2018

Mulheres com excesso de peso apresentam maior risco de tromboembolismo venoso. Por isso, métodos contraceptivos contendo estrogênio devem ser evitados. Alternativas para evitar a concepção incluem DIU de progesterona (Mirena) ou métodos não hormonais como DIU de cobre e diafragma.
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09-11-2018

Pacientes com ganho de peso, mesmo que dentro de um índice de massa corporal (IMC) considerado normal, como por exemplo, IMC de 23 para 25 kg/m², apresentam um risco 4 vezes maior de desenvolver diabetes melito tipo 2!
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02-11-2018

Você sabia que existe uma íntima relação entre excesso de peso e asma? A asma pode favorecer o ganho de peso tanto pelo uso frequente de corticoide como pela promoção do sedentarismo. Já a obesidade pode piorar a evolução da asma! Uma perda de 15% do peso é capaz de reduzir as exacerbações, a gravidade e o uso de medicações de resgate em indivíduos com asma.
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26-10-2018

Alimentação seletiva na infância - Dicas para ampliar o cardápio: 1. Introduza novos alimentos gradualmente; 2. Forneça o mesmo alimento para os demais membros da família; 3. Faça as refeições e os lanches junto com a criança; 4. Incentive, mas não pressione a criança para comer um alimento específico; 5. Ofereça o mesmo alimento de diferentes formas pelo menos 8 a 12 vezes.
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18-10-2018

Embora o exercício isoladamente não seja uma estratégia eficaz para indução rápida da perda de peso para a grande maioria dos pacientes, o aumento do gasto calórico através da atividade física é fundamental na prevenção da recuperação de peso após a perda inicial. Além disso, a adição de um exercício resistido como, por exemplo, a musculação, durante a fase de emagrecimento, auxilia na preservação da massa muscular e consequentemente do metabolismo basal no longo prazo!
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11-10-2018

Durante o tratamento da obesidade, evite pensamentos dicotômicos, do tipo tudo ou nada. Este tipo de pensamento faz com que, diante de um pequeno lapso, você interprete isso como falha absoluta e abandone o tratamento. O processo de mudança comportamental consiste em um continnum de autocontrole, existindo categorias intermediárias que precisam ser consideradas e mantidas. O autocontrole é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo do tempo!
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