(51) 3517-2003  |    (51) 99600-2233   |      contato@endocrinologistamilene.med.br   |   

Artigos

Quarta, 03 Julho 2019 20:30

Whey protein pode causar acne?

Suplementos à base de proteínas, especialmente os de origem animal, são muito populares entre atletas amadores e indivíduos que visam melhora da performance muscular.

O whey protein consiste na proteína do soro do leite que pode ser usado como complemento à dieta para adequar as necessidades proteicas diárias do indivíduo. Vale ressaltar que o seu uso não é mandatório para melhora da composição corporal (ganho de massa muscular e perda de gordura).

 

Especificamente em relação ao whey protein como causa de acne, será que esta informação procede?

 

Estudos observacionais têm mostrado aumento do risco de surgimento ou agravo da acne em consumidores de leite (mais do que 3 porções por semana). Estes estudos, entretanto, usaram recordatório de 24 horas para avaliar a ingestão alimentar, o que pode fazer com que mais indivíduos acometidos por acne lembrem do que comeram do que aqueles sem acometimento (um tipo de fator de confusão chamado viés de memória que pode interferir nos resultados).

 

Ainda, estudos que avaliaram o uso de whey com o surgimento de acne mostraram uma relação temporal com o início da suplementação assim como melhora da acne após suspensão do suplemento.

 

Uma das hipóteses para esta associação é que o consumo de leite desnatado e de whey protein está associado a maiores níveis de IGF1 (fator de crescimento semelhante à insulina) e de insulina, o que por sua vez estimula a proliferação de queratinócitos, a secreção pelas glândulas sebáceas, a inflamação folicular e a ativação de receptores androgênicos na pele, mecanismos responsáveis pela patogênese da acne.

 

Resumindo, as evidências que apoiam a associação entre o uso de whey protein e acne estão sujeitas a uma série de fatores de confusão que limitam uma conclusão em definitivo. Sabemos que muitos usuários de suplementos fazem uso concomitante de outras substâncias, dentre elas, esteroides anabolizantes, sabidamente associados ao risco de acne e que isto nem sempre é devidamente referido nos estudos.

 

Portanto, a ingestão de leite e derivados, incluindo o whey protein, parece estar associado ao maior risco de surgimento e/ou agravamento da acne em indivíduos geneticamente predispostos! Além disso, a acne relacionada ao uso de whey protein apresenta menor resposta aos tratamentos disponíveis. Já suplementos proteicos à base de proteínas vegetais não estão associados a um maior risco!!

 

Texto escrito em colaboração com a amiga e médica dermatologista Dra Aline Hatzenberger, CRM 29982 / RQE 27235

 

 

Referências

1. The effects of protein supplements on muscle mass, strength, and aerobic and anaerobic power in healthy adults: a systematic review. Sports Med. 2015 Jan;45(1):111-31

2. Diet and acne: a review of the evidence. Int J Dermatol. 2009;48(4):339. 

 

Compartilhe nas redes sociais:
Publicado em Artigos

  R. Dona Laura, 333/ 906, Moinhos de Vento - Porto Alegre/ RS  |     (51) 3517-2003  |     (51) 99600-2233  |    contato@endocrinologistamilene.med.br

© 2019 Dra. Milene Moehlecke. Desenvolvido por Informatiza Soluções Empresariais em parceria com a Agência Digital Public