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Dica da Semana

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23-05-19

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Mulheres tentando engravidar, gestantes e mulheres que estão amamentando não devem receber nenhuma medicação para perda de peso pelo risco de complicações para o bebê!

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30-05-19

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Quanto tempo o corpo precisa para se acostumar ao novo peso? Embora a medicina seja uma ciência de verdades transitórias, o que podemos afirmar até o momento, baseado nos estudos de até 6 anos de acompanhamento após a perda de peso inicial é que as alterações hormonais responsáveis pelo aumento do apetite e pela redução do gasto energético parecem persistir ao longo do tempo, sem adaptação após determinado período. Por isso, a continuidade das estratégias aprendidas para perda de peso são fundamentais para manutenção do novo peso!! 

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06-06-19

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A realização regular de qualquer tipo de exercício reduz o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial assim como auxilia na redução da pressão em pacientes em tratamento para a doença. Para indivíduos ativos, existe uma redução de 30% no risco de desenvolver hipertensão arterial em relação aos sedentários. Ainda, a prática regular de atividade física é capaz de reduzir desfechos cardiovasculares, como infarto do miocárdio, independente da perda de peso!

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27-07-2017

Você sabia que a doença hepática gordurosa não alcoólica, mais conhecida como gordura no fígado, acomete 20 a 40% da população? E atualmente representa uma das principais causas de insuficiência hepática e câncer de fígado! E qual seria a intervenção mais efetiva para tratar esta condição? Uma redução de apenas 10% do peso com reeducação alimentar e atividade física é suficiente para reverter esta condição na maioria dos casos!
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21-07-2017

Você já ouviu esta frase: "O que importa é perder peso devagar e sempre!"? Pois é, trata-se de mais um mito sobre emagrecimento! Pequenas mudanças na ingestão alimentar ou no gasto calórico produzem efeitos no curto prazo. Entretanto, após alguns meses, o organismo tende a se adaptar às mudanças de forma a dificultar a perda de peso no médio e longo prazos!!
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13-07-2017

Você sabia que existe uma redução no gasto energético de aproximadamente 15 kcal por kg de peso perdido após uma intervenção para perda de peso? Isso significa que uma pessoa que emagreceu 10 kg apresenta uma redução de 150 kcal no seu gasto calórico diário! A combinação de reeducação alimentar associada à prática regular de atividade física é capaz de atenuar essa redução do gasto calórico durante e após a perda de peso!
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06-07-2017

Atividade física representa a principal ferramenta que pode ser usada para manutenção do gasto calórico após a perda de peso!
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29-06-2017

Uma alimentação inadequada constitui o principal agente ambiental contribuinte para o surgimento da obesidade, com a redução da atividade física em segundo lugar. Alimentos ricos em açúcar e gordura, normalmente de baixo custo e menor perecibilidade, podem ativar os chamados centros de prazer do cérebro, assim como substâncias de abuso o fazem, estimulando comportamentos de recompensa ao comer!
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22-06-2017

Você sabia que dormir mal (sono não reparador) ou poucas horas de sono podem contribuir para o ganho de peso? Os principais mecanismos envolvidos incluem o aumento do apetite e a redução da saciedade!
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15-06-2017

Homens com obesidade apresentam uma redução na concentração de espermatozoides (podendo ser até 4 vezes menor comparada a homens com peso adequado) assim como uma redução da motilidade (movimentação) dos mesmos no sêmen, culminando em menores chances de fertilização! Felizmente, estas alterações costumam ser reversíveis com a perda de peso!
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09-06-2017

Perder peso rapidamente não aumenta o risco de reganho rápido! Isto é um mito, ou seja, uma crença sem embasamento científico!
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02-06-2017

Você sabia que o excesso de peso antes da gestação é capaz de modificar a genética do seu bebê de forma a torná-lo mais predisposto ao desenvolvimento de obesidade, diabetes tipo 2 e doença coronariana? Então, se você está pensando em engravidar, planeje-se antes e faça um programa de reeducação alimentar para controle do peso!
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26-05-2017

Você sabia que pessoas que tomam café da manhã regularmente possuem em média um peso menor do que pessoas que pulam essa refeição? Além disso, o hábito de tomar café da manhã está associado a melhores indicadores de saúde, como menores níveis de colesterol, pressão arterial, menor risco de diabetes tipo 2 e doença coronariana.
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19-05-2017

Porque é tão difícil manter o peso perdido após uma dieta bem sucedida? Conforme estudos recentes, para cada quilo de peso perdido, existe um aumento da ingestão calórica de aproximadamente 100 kcal. Isso ocorre em decorrência das adaptações metabólicas do organismo em resposta à perda de peso. Portanto, após a fase de perda de peso, é tão ou mais importante, manter a vigilância no consumo alimentar e um gasto calórico significativo para sobrepor tais limitações impostas pelo organismo!
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12-05-2017

Para indivíduos com doença coronariana estabelecida, flutuações no peso ao longo dos anos estão associadas a maior risco de novo evento coronariano e morte (aumento entre 4 a 9% para cada ganho de 1,5 a 1,9 kg), independente dos demais fatores de risco. Variações significativas no peso também elevam o risco de diabetes tipo 2, em média, 8%.
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05-05-2017

Para indivíduos acima de 65 anos, um programa de perda de peso associado a exercícios aeróbicos e exercícios resistidos é superior à dieta associada a cada modalidade de exercício isoladamente em relação à preservação da massa magra, da força muscular e do ganho de massa óssea.
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28-04-2017

A propaganda e a comercialização de lanches não saudáveis (tipo fast foods) e refrigerantes entre crianças e adolescentes aumenta a ingestão calórica (cerca de 30 kcal a mais) e a preferência por estes alimentos de pobre valor nutritivo e alta densidade energética! Os estudos indicam que o apelo da indústria alimentícia sobre este público (crianças e adolescentes entre 2 a 18 anos) aumentou a ingestão de calorias e a preferência dietética durante ou logo após a exposição à propaganda
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21-04-2017

Para cada aumento de 10 cm na circunferência da cintura em mulheres após a menopausa, existe um aumento de aproximadamente 6% no risco de câncer de mama!
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14-04-2017

Você sabia que cerca de 30% dos pacientes recuperam seu peso ao final de um ano? A maioria dos pacientes que retorna ao seu peso inicial interrompe o tratamento comportamental. A manutenção da perda de peso é mais provável com a continuidade do tratamento.
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07-04-2017

As indicações formais para cirurgia bariátrica são: idade entre 18 e 65 anos, IMC* maior que 40 kg/m² ou maior que 35 kg/m² com pelo menos uma comorbidade grave relacionada à obesidade (na qual a perda de peso induzida cirurgicamente é capaz de melhorar a condição) E documentação de que os pacientes não conseguiram perder peso ou manter a perda de peso apesar de cuidados médicos apropriados realizados regularmente há pelo menos dois anos *IMC = índice de massa corporal (kg/m²)
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31-03-2017

Uma redução de 5 mmHg na pressão arterial sistólica é capaz de reduzir em 14% o risco de mortalidade por AVC, 9% de mortalidade por doença cardiovascular e 7% na mortalidade por qualquer causa. Uma redução de 10 kg é capaz de reduzir a pressão arterial em até 20 mmHg!!
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24-03-2017

Você sabia que aproximadamente 30% dos pacientes acima do peso subestimam o que comem? Na maioria das vezes porque não prestam atenção no que estão comendo! Então, na hora da refeição dê uma folga para o seu celular, desligue a TV, sente para comer e coma com calma, apreciando e prestando atenção no que está ingerindo!
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17-03-2017

Indivíduos com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 27 kg/m² com alguma comorbidade (diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado) ou IMC maior ou igual a 30 kg/m² que falharam na perda de peso com dieta e atividade física são candidatos à terapia farmacológica!!
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